11 de agosto de 2016

Portugal está a arder!



                              Imagens Google                                              

                                Caros Leitores

Como é do conhecimento geral, os Meios de Comunicação Social não nos poupam com notícias e imagens arrepiantes do Inferno que grassa de Norte a Sul do País. Também a Madeira está a Ferro e Fogo: casas ardidas, um Hotel de 5 estrelas,  3 mortos,  cerca de 80 feridos, mais de mil pessoas desalojadas e muitos bens destruídos, de acordo com o jornal "Notícias ao Minuto."


Como se os atentados terroristas não fossem suficientes para nos assustarem, o nosso País encontra-se a braços com mais este flagelo. 

Embora todos conheçam as leis, é sabido que, se o dono de algum terreno ou baldio for denunciado ou "apanhado" a cortar um arbusto, uma oliveira ou outra árvore, a justiça intervêm fazendo pagar uma coima.

Que eu saiba, até este momento, em que arderam milhares e milhares de hectares de floresta - já para não falar das habitações - nenhum incendiário pagou ou vai pagar pelos milhares de hectares de floresta ardida. Estes - possivelmente pagos a preços de ouro para atearem os incêndios - se forem presos têm cama, comida, roupa lavada, médicos e outras regalias, que muitos que trabalharam uma vida inteira não têm, à custa dos nossos impostos. Cumprem a pena - se não apanharem pena suspensa - e vêm cá para fora para voltarem a praticar os mesmos crimes ou outros maiores.

Todos sabemos que foi a partir da revolução de 25 de Abril que os incêndios começaram em grande escala e a partir daí, cada ano parece pior do que o antecedente sendo o balanço assustador: vidas de bombeiros e civis ceifadas, feridos que ficaram paraplégicos e tetraplégicos, habitações ardidas, os haveres de vidas inteiras de trabalho, de onde as famílias tiravam o seu sustento, já para não falar nas famílias dizimadas pela perda dos seus entes queridos, amigos e familiares. As suas vidas nunca mais voltarão a ser as mesmas.

E o que dói ainda mais é saber que a Justiça não age de acordo com tais crimes e o Governo permite que se repitam ano após ano, cada vez mais e maiores e não altera as leis para aplicar a esses criminosos.


Pedra onde está escrito o código de Hamurábi. (Wikipédia)

Agora um pouco de História Antiga. O Código de Hamurábi.

No ano de 1750 aC existiu um rei na Mesopotâmia - hoje Iraque. Esse rei era justo e aplicava as suas leis com justiça. No ano de 1772 aC mandou escrever essas leis - 282 - em pedra, mandou fazer várias cópias que espalhou por todo o Reino para que todos os cidadãos as vissem e cumprissem. O rei criou todas estas leis "para que o forte não prejudique o mais fraco, para proteger os órfãos e as viúvas e ainda para resolver todas as disputas e sanar quaisquer ofensas." 

Entre essas leis existe uma, cuja frase chegou aos nossos dias e que, penso, é do conhecimento geral. É a LEI DE TALIÃO que diz: "olho por olho, dente por dente."

Esta pedra foi descoberta por uma expedição francesa no ano de 1901 da nossa Era. Depois de traduzida foi levada para o Museu do Louvre onde pode ser encontrada na Sala 3 do Departamento de Antiguidades Orientais.
(Wikipédia cujo texto foi atualizado em 02.08 de 2016.)

Poderão interrogar-se o porquê de trazer para um texto atual, um outro existente há quase quatro mil anos. E eu respondo que, neste contexto, esta lei seria muito bem aplicada aos incendiários.

Quem me conhece sabe que eu sou contra todo e qualquer tipo de violência gratuita. Porém, há situações que "mexem comigo" e que não deviam passar despercebidas a quem de direito. 

Há poucos minutos, ouvi nas notícias que os bombeiros estão intrigados porque muitos dos incêndios são ateados durante a noite. E eu respondo: os incêndios não aparecem do nada! Alguém faz "esse trabalho sujo" ao abrigo de toda e qualquer vigilância e, certamente, a preço de ouro.

Queria deixar uma palavra de LOUVOR A TODOS OS SOLDADOS DA PAZ que lutam e, por vezes, dão a sua vida para salvarem a do seu semelhante. Esses sim: merecem UMA MEDALHA DE MÉRITO. 
Também deixo um LOUVOR a todos os civis que se mobilizam para ajudar a combater as chamas e a todos que prestam ajuda com todos os meios que estão ao seu alcance. UM GRANDE BEM-HAJA A TODOS.

PS.  O que o leitor faria se lhe deitassem fogo à casa? 

Os vossos comentários serão muito bem-vindos.

Obrigada e continuação de boa semana. 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...