28 de novembro de 2012

Felícia. Post 2



                 Imagem Google                                                                                

                          Continuação                      

Uma das hospedeiras começou a percorrer o corredor do avião com o carrinho dos jornais e revistas e, cheia de simpatia, ia perguntando aos passageiros se desejavam algo para ler.


Uns escolhiam o que mais lhes interessava, outros tinham os seus próprios jornais ou revistas e agradeciam com um "não, muito obrigado".
- Então estás a gostar? - Perguntou o marido, solícito, olhando a esposa a seu lado, ambos a caminho dos cinquenta.
- Até agora, embora sinta ainda um friozinho a percorrer-me a espinha, estou a gostar muito! No entanto, sentir-me-ei muito mais tranquila quando os meus pés pisarem terra firme.
-Saíste-me cá uma medricas!
- Falou o senhor Valente! Mas... ainda que mal te pergunte: há quantos anos andamos a planear esta viagem?

- Ora... e isso que importa? Estamos aqui e, neste momento, é só isso que conta.

- Pois! Desvia o discurso! Se queres que te avive a memória, esta viagem está na nossa mente desde que regressámos há quase trinta anos!
- Será?
Gonçalo pareceu fazer contas e pouco depois confirmou:
- Sim! Confirmo! Há quase trinta anos! No entanto, sabes tão bem como eu o porquê dos nossos adiamentos. 

- Isso também sei. Contudo, há mais de cinco anos que podíamos ter feito esta viagem!

- Também não andamos, propriamente, a nadar em euros! De acordo?
- Sim. Nesse ponto tens razão. Mas se não fosse eu a dar o primeiro passo (e os seguintes), tenho a certeza de que ainda não seria desta. E então quando falei nas vacinas ficaste tão apavorado que julguei que desmaiavas e que me farias devolver os bilhetes! Foi assim ou não?
- Foi! E então? Queres que te diga? Sim... Mais uma vez ganhaste!

- Não penses que fico feliz ou orgulhosa porque a razão, mais uma vez, está do meu lado! Sentir-me-ia muito menos incomodade e muito mais tranquila se não soubesse o que passa pela tua mente!

- E não podes ter a pretensão de que sabes! O teu pensamento não está dentro do meu cérebro!
- Não! E ainda bem que não está! De contrário penso que não me atreveria a pensar nesta viagem! Tenho a certeza de que ficaria contagiada pela tua fobia.
- Ora! Não é preciso armar-se em forte, senhora dona Teresa!

- Nem tenho essa intenção! Até talvez o meu receio seja igual ao teu. Isso nem tu nem eu podemos avaliar. No entanto eu consigo dissimular melhor do que tu.

Gonçalo virou-se mais para a esposa e, parecendo uma criança apanhada em flagrante, quase implorou:
- Diz-me, por favor! Nota-se tanto assim o pavor que me domina? 
- Nem por isso. Até agora tens sabido esconder muito bem esse medo que só eu conheço. 
- Pensas que gosto de sentir-me assim? - Perguntou ele tirando os óculos de armação dourada, limpando-os depois à baínha da T-xirt. 

- Acredito que não e não penses que eu também gosto de ver-te assim. - Comentou Teresa enquanto tirava uma revista do saco de mão. - Desde que obtive os bilhetes só tenho pensado numa maneira de apaziguar esse teu pavor e o resultado foi zero. Por mais voltas que o meu pensamento tenha dado, não encontrei nenhuma "fórmula mágica" que, pelo menos, diminuísse esse teu, quase, pânico. 
Teresa pegou nas mãos do marido e quase lhe implorou: Por favor! Tenta não pensar na parte negativa e concentra-te apenas na competência dos pilotos e dos tripulantes!

- Eu posso ter toda a confiança do mundo no piloto e nos tripulantes. Porém, essa confiança valeria de pouco em caso de queda do avião. 

- Bem! É melhor desistir! Já deu para ver que contigo não há nada a fazer. Mas, se Deus quiser, tudo vai correr bem!  
- E pensas tu que Deus não tem outras prioridades senão seguir a nossa rota para nos salvar a todos em caso de catástrofe? Com todos os seres humanos que vivem ao cimo deste planeta, pedindo a Sua ajuda, bem poderíamos esperar sentados, na fila!
- O melhor de tudo era... 
                                                                                                      Continua...                                   
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...